PALESTRAS:

 

O Condômino organiza palestras usando os seguintes conceitos com a finalidade de alcançar seus objetivos.

Para realizar uma palestra envolvente e eficaz, não basta ser desinibido e falar bem em público: é preciso planejar cuidadosamente "o que" e "como" será falado para deixar uma mensagem clara e duradoura na mente dos ouvintes.

Abaixo definimos um prático método para a preparação de qualquer tipo de palestra, educacional, de treinamento, motivação, marketing e outros. Aprenderá princípios da comunicação e saberá como os palestrantes experientes roteirizam suas apresentações, através de pontos fundamentais como:

• Adequação da mensagem ao público;
• Foco na mensagem;
• Conteúdo rico e agregador;
• Discurso organizado;
• Linguagem adequada;
• Melhor uso dos recursos audiovisuais.

Metodologia
Todas as aulas têm a participação intensa dos participantes através de exercícios e dinâmicas de grupo; elaboração de apresentação.

A quem se destina
Este curso é direcionado para todos os profissionais que necessitam encantar clientes e públicos, seja liderando equipes, ensinando pessoas, fazendo palestras e entrevistas.

Qual é o seu público: Identificar o ouvinte, conhecer quem é ele, em que fase da vida se encontra como vive o que sente, o que o aflige, que dificuldades/dúvidas tem, do que precisa o que espera da palestra e outros elementos que você achar importantes.

Definição do objetivo da sua palestra ou apresentação: Objetivo é o seu alvo, aonde você quer chegar com sua palestra. Além de ajudá-lo a focar o seu discurso e organizar as ideias, um objetivo claro também facilita o entendimento da palestra por parte do ouvinte.


Conteúdo; Este é a substância da sua palestra. É o somatório dos conhecimentos, experiências, informações e ensinamentos que você deseja transmitir.


Estrutura da sua palestra: É a planificação do seu raciocínio. Sem ela, as ideias podem ficar soltas e desconexas, dificultando o entendimento do ouvinte. Uma palestra bem estruturada não só permite que o ouvinte acompanhe bem o seu discurso como também prende a atenção dele e facilita a retenção de conteúdo.


Redigindo sua palestra ou apresentação: Com base no conhecimento a respeito do ouvinte, depois de ter definido seu objetivo e estruturado o seu conteúdo, você está pronto para redigir a palestra. Escrever o que irá dizer é necessário para que você possa ensaiar a apresentação até que ela faça parte de você e flua naturalmente, como se fosse uma história bem conhecida.



Recursos audiovisuais:Com os recursos multimídia que os computadores domésticos têm hoje, você pode produzir apresentações audiovisuais com relativa facilidade e sem gastar nada. Suas possibilidades são ilimitadas, mas há uma regra de ouro a seguir: faça o que fizer, faça com qualidade e bom-senso. Do contrário, o audiovisual poderá ofuscar sua palestra em lugar de abrilhantá-la.

Objetivar e proporcionar ao participante a superação de seus próprios limites, o autoconhecimento e a expansão de suas habilidades pessoais. Além de oferecer ferramentas e técnicas eficazes para melhorar a comunicação com seu público.


Quebrar barreiras e limites por vezes impostos por nós mesmos, como vergonha e timidez.
Aumentar a autoconfiança.
Tornar-se mais espontâneo e assertivo.
Melhorar a comunicação com os outros.
Conhecer mais sobre o seu corpo e melhorar seu gestual numa